No país das pastilhas elásticas

Livraria Lello com longa fila na porta de entrada, pessoas de diversas nacionalidades esperando por uma breve visita ao ícone da cultura portuguesa, templo da globalização dos livros de JK Rowling. Selfie na famosa escadaria, o cobiçado troféu. Deslumbrado pela história e beleza do lugar, o ator Harrison Ford deixou uma mensagem no Livro de Honra refletindo o sentimento dos visitantes: “[…] O conhecimento merece uma casa bonita. Esta é uma delas”. Capa azul perdida no mosaico colorido das prateleiras, edição comemorativa dos Lusíadas. Palavras do poeta refletindo os dilemas da atualidade: /Na terra, tanta guerra, tanto engano/…

Silhueta de um homem vestindo uma capa preta de estudante português, sombreiro espanhol encobrindo parcialmente seu perfil ibérico, brindando todos com uma taça de vinho do Porto. Representação autêntica da cultura, história e diversidade do vinho globalizado por mercadores ingleses e navegadores portugueses. Flanamos pelas vielas, ruas e passeios públicos nas margens do Rio Douro. Edifícios antigos sombrios e grupos alegres de jovens compartilhando o calor insuportável do verão. Cantor de barzinho imitando Louis Armstrong, What a beautiful world …

Subimos e descemos as ladeiras de Lisboa. Lugares que conhecíamos desde a infância, sem nunca haver visitado. Mães cantando fados e modinhas enquanto cuidavam das tarefas do cotidiano. Ai, Mouraria, o favorito do repertório da nossa cozinha. Perdidos na balbúrdia da Cervejaria Ramiro, esquecemos que estávamos pertinho da velha Rua da Palma, rua onde a grande fadista deixara presa a sua alma.

Portugal é uma sinfonia de sabores, aromas e texturas, um mundo lusitano construído pela experiência global dos seus marinheiros. Guardiões da pureza do idioma pátrio, sempre usando o linguajar do cotidiano como uma expressão da identidade nacional. Voz suave de uma mulher interrompeu nosso devaneio: “Desculpe-me senhor não temos a marca chicletes, podemos oferecer outras opções de pastilhas elásticas” …

Palmarí H. de Lucena, membro da União Brasileira de Escritores