FORA TODOS!!!

Estamos chegando rapidamente à data da decisão sobre o processo de impeachment de Dilma Rouseff, as luzes do picadeiro da política brasileira estão prestes a expor os contornos tenebrosos da crise mais devastadora da nossa história. Crise é uma mercadoria fartamente disponível nas prateleiras da desilusão brasileira. Somos um país com carência de heróis e abundância de vilões.

Os nomes Cunha, Renan, Temer e Dilma estão praticamente empatados em buscas no Google. É só colocar a palavra “fora” seguida do nome de um deles para chegar a resultados que demonstram a insatisfação do povo com a inércia ou ineficácia de mecanismos criados para assegurar a aquiescência de políticos a princípios éticos, como também o exercício de diligência prévia nas suas associações e compromissos.

O código de Ética e Decoro Parlamentar explicita claramente ‘[…] para que o Parlamento funcione como um verdadeiro canal de participação popular no processo democrático, é necessário, sobretudo, que ele goze de credibilidade enquanto instituição representativa do cidadão. Se não há democracia sem representação, tampouco há representação sem credibilidade […]” O caso de Eduardo Cunha demonstra claramente a desonestidade e corporativismo dos seus pares. Imunidade como um instrumento de impunidade subestimando e fomentando descrença nas nossas instituições.

O analfabetismo político do povo brasileiro é reforçado pela falta de imersão de valores democráticos no nosso sistema educativo. Enquanto jovens pelo mundo afora aprendem as Regras de Ordem de Robert e formam equipes e sociedades de debate, o currículo escolar brasileiro não reconhece a importância da formação parlamentar e da prática democrática. Falta de coerência e razoabilidade imperam em discussões entre colegas, familiares e cidadãos comuns. Abafamos debates com gritos, posições inflexíveis e até impropérios, enquanto políticos corruptos subestimam nossas instituições democráticas. Chegou a hora de dizermos: FORA TODOS!!!

Palmarí H. de Lucena, membro da União Brasileira de Escritores