Declínio da liberdade na Internet

Falando diante de uma seleta audiência em Washington DC no ano 2000, o ex-presidente Bill Clinton endossou entusiasticamente a visão ocidental sobre o poder global da Internet, como um percursor da liberdade através de celulares e modems de banda larga. Caracterizando como improvável a possibilidade de sucesso de controle da Internet pelos chineses, Clinton comentou jocosamente, que tais iniciativas poderiam ser tão malsucedidas como tentar pregar geleia em uma parede.

Décadas depois, a República Popular da China (PRC) continua aperfeiçoando e expandindo a chamada “Great Firewall”, sistema considerado pelo mundo tecnológico como o mais eficiente veículo de censura da Internet. Preocupante também, é a transferência de tecnologia chinesa para países com governos autocráticos ou totalitários, sem nenhum ou pouco respeito a direitos civis e a liberdade de expressão. O sucesso do modelo chinês é fruto do interesse de censores em compartilhar tecnologia e métodos de controle da Internet, parceiros na difusa tendência à supressão de dissidência digital disseminada através de redes sociais e redes virtuais privadas.

Um relatório da ONG Freedom House, afirma que os chineses estão investindo massivamente na “propagação do seu modelo no exterior”, através de capacitação de funcionários estrangeiros e a transferência de tecnologia de censura e vigilância do uso da Internet, pela sociedade civil. Esforços complementados por exigências a empresas estrangeiras para que se submetam à padrões chineses, mesmo quando seus programas e operações estão sendo conduzidas no exterior.

Crescente restrições a liberdade da Internet, constituem ameaça existencial ao crescimento de regimes democráticos e a liberdade. Declínio da liderança global dos Estados Unidos e submissão de empresas internacionais a demandas de maior controle da Internet por governos municiados de tecnologia chinesa, formam um presente e ameaçante contraponto à sustentabilidade da democracia e a globalização.

Palmarí H. de Lucena, membro da União Brasileira de Escritores