QAnon é um crescente movimento de adeptos de teorias da conspiração, que sem nenhuma evidência, usam as mídias para denunciar uma suposta cabala de Democratas, adoradores de Satã, pedófilos e traficantes de sexo, planejando dominação global. Alegam que esta organização satânica exerce controle sobre a mídia, estrelas de Hollywood e políticos, acreditando que sem a vitória de Trump, adoradores do Diabo já haveriam conquistado o mundo. Afirmam a existência de um complô secreto por um “estado profundo” operando dentro do governo atual, que conspira contra o Presidente.
Durante um encontro com militares em 5 de outubro de 2017, Trump fez uma menção críptica sobre a “calmaria antes da tempestade”, quando inquirido por um jornalista sobre a que tempestade se referia, respondeu indiferentemente: “Já vão descobrir!” O pronunciamento pouco significou para a maioria das pessoas. Para aqueles que vivem para as teorias da conspiração, a palavra tempestade foi interpretada como uma mensagem codificada sobre planos de quebrar a cabala global, com ajuda de militares.
Predições especificas de como e quando a Tempestade aconteceria, realizando prisões em massa de membros da cabala, publicando relatórios governamentais expondo os delitos de seus integrantes e antecipando ganhos de assentos no Congresso pelo Partido Republicano, nas eleições de 2018. Apesar de nenhuma dela se concretizarem, devotos ou simpatizantes do QAnon simplesmente reformulam a narrativa, ignorando equívocos, continuando a disseminar audaciosas teorias da conspiração.
Trump é a figura heróica dos devotos do QAnon, esmiunçam a cada e qualquer instante seus pronunciamentos e ações à procura de mensagens ocultas. Se menciona o número 17, a letra Q do alfabeto, por exemplo, assumem ser um sinal prévio da transmissão de uma mensagem cifrada. Embora se saiba pouco sobre o conhecimento de Trump da teoria do QAnon, afagos aos seus devotos, declarando-os “[…] pessoas que amam nosso País”, sem denunciar, rejeitar ou encaminhar postagens do grupo nas suas contas nas mídias sociais, são motivos de perplexidade e criticas no Congresso e mídia nacional.
Acusaçoes bombásticas da QAnon seriam cômicas, não fossem potencialmente perigosas, desestabilizadoras de instituições democráticas ou recentemente das medidas de combate ao Covid-19. Apesar do FBi já ter identificado QAnon como uma possível ameaça terrorista, existem vários segmentos do Partido Republicano que defendem suas teorias da conspiração e apoiam os candidatos a cargos eleitorais. É este apoio ou indiferença as peçonhentas teorias da conspiração, que nos fazem perguntar: QAnon é o Q da questão ou simplesmente algo questionável em uma sociedade democrática?
Palmarí H. de Lucena, membro da União Brasileira de Escritores
Teoria da conspiração da Teoria da Conspiração. QA não me diz nada, mas “non” é a sílaba final do nome do Rasputin de lá. O Bannon.
De toda forma, o que está levando a humanidade a níveis tão altos de imbecilidade?
Excesso de tecnologia e regressão intelectual?
Ampliação do neopentecostalismo?
Infelizmente existem seres humanos malignos na história dos povos, em todos os setores,. Até parece que a estabilidade, a harmonia, equilibrio e a libetdade os inquietam.
Tais atitudes desumanas tornam-se mais asquerosas pq nelad estão embutidas a calúnia, a falsidade, e a inveja. O ódio é o tema central desses rebanhos do mal.
Estamos expostos a loucuras poderosas, sem escrúpulo.
Os mais sensatos experimentam dificuldades. E a tendência é recuar.
Tempos difíceis!