As cores da arte de rua

Curvados sobre mesas de cafés, jovens mostram sinais de fadiga e frustação. Escrevendo em pequenos cadernos, tocando um instrumento imaginário na superfície da mesa ou lendo páginas de classificados de jornais de dias anteriores. Ennui do desemprego. Antepassados seus enfrentaram os mistérios do mar e as vicissitudes de longas viagens em busca de um sonho. Jovens de hoje tentam escapar do pesadelo da crise econômica que ameaça seus futuros. Aquartelados involuntariamente em pedaços do mosaico urbano maculados pelos rigores da decadência.

As estatísticas são estarrecedoras. O desemprego de jovens é superior ao dobro da taxa nacional. Devido a sua precária situação, o país entrou na sua mais profunda recessão desde a transição democrática dos anos 70. Qualquer possibilidade de uma reviravolta na situação de desemprego parece tão distante como os lugares com possibilidades de trabalho nas ex-colônias ultramarinas

Optando por alternativas pacíficas e soluções criativas, grupos de jovens portugueses canalizam suas ansiedades e frustações em atividades culturais e econômicas, parte de um crescente movimento ¨do-it-yourself¨ (faça por si mesmo). A dissolução do Ministério de Cultura, como parte dos cortes orçamentários, imbuiu um novo espírito empreendedor e criatividade na juventude desempregada.

Lisboa tinha mais de 4,000 prédios abandonadas em 2008, incubadoras de todos os tipos de atividades antissociais e incluindo a destruição do patrimônio histórico. Rabiscos irados quebravam a monotonia exuberante de muros e paredes de prédios milenares. Paradoxalmente, um grupo de artistas de rua propôs revitalizar edifícios próximos ao centro da cidade, daí surgiu o Projeto Crono. Um grande mural: um jacaré de quatro andares de altura, um corvo com aparência doentia, a sombra de um ladrão à la Matisse e a figura de um humanoide de olhos esbugalhados, usando uma coroa com o logotipo de várias companhias de petróleo. Em Portugal, as tintas da ira se converteram em arte de rua; desta vez, a inspiração é definitivamente o Brazilian Grafitti do Ultramar.