Álvaro de Carvalho e a sombra da técnica

Álvaro de Carvalho e a sombra da técnica

Há palavras que atravessam o tempo sem perder inteiramente a sua força. Educação profissional é uma delas. Em Álvaro de Carvalho, ela aparece ligada a uma preocupação situada no início do século XX, mas que ainda encontra eco no presente: como preparar para as mudanças do trabalho, do conhecimento e da vida social?

Em 1921, no Liceu Paraibano, Carvalho dedicou uma conferência ao tema. Falava do trabalhador, mas não encontrava apenas o ofício. Encontrava também a pobreza, a doença, a alimentação precária, a ignorância, as dificuldades concretas da existência. A profissão estava presente, mas não vinha sozinha. Havia uma compreensão mais ampla da formação humana.

A educação profissional não aparecia, assim, apenas como treinamento para uma ocupação. Estava ligada às condições necessárias ao desenvolvimento das capacidades individuais e à participação na vida social. Educação, trabalho e existência formavam um mesmo campo de preocupação.

A sociedade daquele tempo começava a sentir com intensidade crescente os efeitos da industrialização, da mecanização e da reorganização do trabalho. Novas profissões surgiam, antigas formas de trabalho se modificavam e o conhecimento técnico ganhava espaço.

A máquina, que parecia apenas uma ferramenta, começava discretamente a alterar o ritmo da vida.

E talvez seja justamente aí que a questão se alargue. Uma máquina não permanece necessariamente confinada ao lugar em que foi criada. Aos poucos, reorganiza gestos, horários, profissões, expectativas. Aquilo que começa como instrumento pode acabar interferindo na maneira como uma sociedade trabalha e se organiza.

É nesse deslocamento — quando a máquina deixa de ser apenas ferramenta e passa a modificar o horizonte em que vivemos — que a leitura de Oswald Spengler pode entrar, discretamente, em nossa conversa. Em O Homem e a Técnica, ele amplia a questão e procura compreender a técnica não apenas pelo que ela produz, mas pelo lugar que ocupa na relação entre a humanidade, a natureza e a civilização.

Seu olhar é muito diferente do de Álvaro de Carvalho, e não há necessidade de aproximá-los como se pertencessem a uma mesma escola. Há, porém, uma passagem que permite colocá-los no mesmo campo de reflexão: a máquina deixa de ser apenas aquilo que fazemos e começa a participar daquilo que fazemos de nós mesmos.

É uma passagem delicada. E talvez seja justamente por isso que continue a nos interessar.

Em Carvalho, a preocupação está próxima da educação e do trabalho. Em Spengler, ela se amplia para o destino das civilizações. Entre um e outro, a técnica parece mudar de escala: primeiro ferramenta, depois ambiente, finalmente problema.

Até onde a técnica transforma aquilo que fazemos — e aquilo que somos capazes de fazer?

A pergunta ganhou outro cenário.

Hoje, a máquina já não está somente na fábrica. Ela entrou na linguagem, no cálculo, na programação, na pesquisa, na música, na imagem e na escrita. A inteligência artificial acrescentou uma camada inesperada a uma história muito antiga: a história das ferramentas criadas para ampliar as possibilidades humanas.

Há algo de desconcertante nisso.

Durante séculos, instrumentos ampliaram mãos, olhos, ouvidos, músculos e memória. Agora começam a participar de atividades ligadas à linguagem, à análise, à composição e à criação. Não é preciso decidir, de antemão, se isso representa ruptura ou continuidade. Talvez seja mais interessante observar o fenômeno enquanto ele acontece.

Também a literatura começa a encontrar essa nova fronteira.

A escrita, que durante séculos dependeu da relação entre experiência, memória, imaginação e linguagem, passa a conviver com sistemas capazes de produzir textos em poucos segundos. Surge então uma questão particularmente delicada: onde começa a autoria quando uma parte do processo de composição pode ser compartilhada com uma máquina?

A pergunta não precisa conduzir imediatamente a uma resposta. Talvez seja cedo demais.

Um romance continua sendo mais do que a sequência de suas palavras. Há intenção, escolha, memória, voz, experiência, silêncio. Há aquilo que o autor decide escrever e, talvez mais ainda, aquilo que decide não escrever. Há uma vida por trás da linguagem.

Mas a presença de sistemas generativos introduz uma possibilidade nova. A autoria pode passar a envolver não somente a criação direta das frases, mas também a seleção, a transformação, a combinação e a direção de processos que antes não existiam.

Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser observada como uma progressão da própria história das ferramentas literárias. A pena, a imprensa, a máquina de escrever, o processador de texto e a publicação digital modificaram, cada um a seu modo, a relação entre quem escreve e aquilo que é escrito. A IA acrescenta outra etapa a essa longa sequência.

A diferença talvez esteja no fato de que, agora, a ferramenta responde.

E essa pequena mudança produz um espanto considerável.

A página deixou de ser apenas superfície. Tornou-se interlocutora.

É nesse ponto que a palavra Superinteligência aparece, ainda envolta em incerteza. Não como destino inevitável, nem como promessa, nem como ameaça a ser aceita ou recusada antecipadamente. É antes uma hipótese extrema dentro de uma trajetória tecnológica que ainda está em desenvolvimento.

Para a literatura, talvez a questão mais interessante não seja perguntar se uma máquina poderá escrever um grande romance. Talvez seja perguntar o que acontecerá com a própria ideia de autor quando a produção textual puder ser compartilhada com sistemas capazes de gerar, revisar, transformar e propor linguagem.

Álvaro de Carvalho não poderia ter imaginado esse cenário. Seu problema era outro: educação, trabalho, formação, condições de vida e preparação para um mundo em transformação. É justamente essa distância que torna o encontro entre seu pensamento e nosso tempo curioso. Não se trata de encontrar nele uma previsão do presente, mas de reconhecer como certas perguntas reaparecem quando o mundo muda de forma.

Talvez esteja aí o vínculo mais profundo com Álvaro. Sua preocupação não se limitava a ensinar um ofício, mas a pensar como a formação poderia acompanhar as transformações do trabalho e da sociedade. O cenário mudou radicalmente; a pergunta, em alguma medida, permanece.

Em 1921, tratava-se de compreender como preparar para um mundo técnico que se transformava. Hoje, precisamos pensar como formar diante de máquinas que já participam da linguagem, do conhecimento e da criação.

Entre uma conferência no Liceu Paraibano, um livro publicado em 1946, as inquietações de Spengler e as máquinas que hoje escrevem conosco, não existe uma linha reta. Há, antes, uma sucessão de mudanças e perguntas que reaparecem sob outras formas.

Talvez seja essa a parte mais fascinante.

A técnica muda. O trabalho muda. A escrita muda.

Há ainda uma permanência institucional que torna esse vínculo mais concreto: Álvaro Pereira de Carvalho foi o fundador da Cadeira nº 23 da Academia Paraibana de Letras, hoje ocupada por Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão. A cadeira conserva, assim, no presente, uma das marcas de sua passagem pela vida intelectual paraibana.

E, enquanto as máquinas aprendem a responder, permanece a pergunta que nenhuma ferramenta pode encerrar: o que significa criar?